sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pai conta em blog vida destruída por falsa denúncia de abuso

Uma história incrível que envolve jogo de influências dentro do judiciário de Niterói, negligência e a alienação parental no seu estado mais brutal vem à tona divulgada num blog escrito desde 2005 por Francisco Saíde, pai que, apesar de ter sido inocentado das acusações, perdeu o direito (e dever) de conviver com as duas filhas.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sintomas de transtornos causados pelo trauma da separação

Criança é pressionada a decidir com quem ela quer ficar. Entre os sintomas estão a ansiedade, as dificuldades na escola e o choro.
 Especialista em tratamento com crianças e adolescentes, a psicóloga Andréia Calçada apontou alguns sintomas de transtornos psicológicos causados pelo trauma da separação. Segundo ele, quando os pais se separam em litígio acabam misturando a situação conjugal mal resolvida com a criança. A criança é pressionada a decidir com quem ela quer ficar ou de quem ela gosta mais. Tais decisões não devem ser tomadas pelo menor, por conta da imaturidade. Nessas situações, os filhos podem entrar num nível de ansiedade extrema e desenvolver sintomas físicos e emocionais como dificuldades de relacionamento e transtorno de ansiedade.
Entre os sintomas apontados pela psicóloga Andréia Calçada estão a ansiedade, dificuldades na escola, déficit de atenção, choro, unhas roídas, fome em excesso, falta de apetite e dificuldades para dormir. Antes do tratamento, Andréia sugere que se deve cuidar primeiro da família antes de ter uma orientação de um psicólogo. De acordo com a Defensoria Pública, quando o casal se separa, os filhos têm o direito à convivência com os pais e, por esta razão, deve ser regularizado o direito de visita. A família é muito importante para a formação dos filhos e o casal deve manter um bom relacionamento, mesmo depois de separados, para que os filhos não sofram com a separação.
A separação poderá ser feita por um simples acordo celebrado no núcleo da defensoria, que depois será homologado pelo juiz, ou, na hipótese da inexistência de acordo, a Defensoria Pública é o caminho para o ajuizamento da ação judicial própria para a separação, assim como para divórcio, regularização de visitas, alimentos, etc.
Locais de atendimento
O casal pode buscar ajuda através da Central de Relacionamento ao Cidadão (CRC) da Defensoria Pública, no telefone: 0800-285-2279. Abaixo segue endereço de núcleo especializado:
- Coordenadoria dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cededica): Avenida Marechal Câmara, nº 314, Centro, Rio de Janeiro. Telefone: 2332-6253.
 De acordo com a Secretaria municipal de Saúde do Rio, o serviço de psicologia está disponível em 70 unidades na cidade, incluindo postos de saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), hospitais e institutos de psiquiatria. A lista dos postos pode ser obtida no site da Secretaria municipal de Saúde ou através do Telessaúde (3523-4025), que funciona 24 horas.
 Fonte: