sexta-feira, 18 de março de 2011

Advogado Marcos Duarte lança livro sobre Alienação Parental


Foi lançado ontem, no espaço da Livraria Cultura, shopping Varanda Mall, em Fortaleza, às 19h:00, o livro Alienação parental – Restituição Internacional de Crianças e Abuso do Direito de Guarda – Teoria e Prática, com entrevista coletiva dos advogados Marcos Duarte e Paulo Lins e Silva (RJ). O autor do livro, Marcos Duarte, é advogado especializado em Direito de Família Nacional e Internacional, Direito Hereditário, Direito da Criança e do Adolescente; Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais (Universidade Del Museo Social Argentino); Especialista em Ecologia; é também presidente do IBDFAM Ceará (Instituto Brasileiro de Direito de Família Seção do Ceará) e conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direito de Família da OAB Ceará.
Na obra, o advogado analisa, com base em sua vasta experiência profissional, a convenção sobre os aspectos civis do sequestro internacional de crianças, aprovada em 25 de outubro de 1980 e que entrou em vigor internacional no dia 1°. de dezembro de 1983, sendo promulgada pelo Brasil através do Decreto n.° 3.413, de 14 de abril de 2000.
A problemática do sequestro interparental vem aumentando nos últimos anos devido ao número crescente de casamentos entre pessoas de nacionalidades diferentes, dos quais são gerados filhos e a elevação do número de divórcios em todo o mundo. Diversos são os casos de remoção ou retenção ilícitos de crianças em país diverso ao de sua residência habitual por um dos pais ou parente próximo que, de forma compulsória, retiram a criança de seu convívio familiar e social.
Marcos Duarte contribui com a discussão sobre a questão do sequestro internacional de crianças, visto este ser carecedor de discussões doutrinárias, residindo tal fato no total desconhecimento da Convenção ou na sua aplicação de forma equivocada.
Por fim, comenta a Lei 12.318/10 (Lei da Alienação Parental), umas das mais importantes e impactantes leis dos últimos anos, principalmente por sua aplicabilidade nas lides familistas que possuem a triste constatação, em grande parte, da presença da  Síndrome da Alienação Parental e a conexão entre as duas ferramentas jurídicas que têm em comum o afastamento da convivência entre pais e filhos.
O livro contém ainda, decisões judiciais selecionadas, pareceres, legislação e questões de ordem prática de grande utilidade para juristas, advogados, magistrados, promotores, professores, estudantes e público em geral.
O prefácio é de Maria Berenice Dias, desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, advogada e vice-presidente nacional do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família).
Ficha Técnica:                                                                               
Título: Alienação Parental – Restituição Internacional de Crianças e Abuso do Direito de Guarda – Teoria e Prática
Autor: Marcos Duarte Editora: Leis&Letras
Número de págs.: 250
Formato: 15cm x 23cm
Preço: R$ 59,90
Disponível nas lojas da Livraria Cultura em todo o Brasil: www.livrariacultura.com.br
Mais informações: (85) – 3264.0012 – editor@leiseletras.com.br

Marcos Duarte - Advogado (0XX85)3264.0357 – Presidente do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família – Ceará, da Comissão de Direito de Família da OAB CE e Conselheiro Estadual da OAB Ceará. Presidente da Comissão de Direito de Família da OAB Ceará.

4 comentários:

  1. Estou fazendo monografia deste tema, que por sinal muito importante no que tange a garantir e amparar a criança ou adolescente que não possui discernimento necessário para entender o que se passa em sua volta devido a influência de um dos genitores. O que vc acha que eu não poderia deixar de citar na minha monografia? meu email flaviaanads@yahoo.com.br, Parabéns por nos prestigiar com mais uma obra no ambito do direito de familia!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de abordar esse título ainda desconhecido, pois a prática já é vivenciada por muitos anos pelas famílias...Estou fazendo a minha monografia com este tema e gostaria de saber o que posso abordar na problematização no que tange a guarda compartilhada.
    Desde já agradeço,
    Ana Larissa

    ResponderExcluir
  3. Dr. Marcos Duarte boa noite!
    Estou concluindo o meu curso preparando a monografia e por coincidência o tema é sobre alienação parental. Gostaria por gentileza e se possivel me orientar no que eu não posso deixar de colocar no meu trabalho, para assim,obter
    êxito. Meu e-mail é: marianavital61@yahoo.com.br
    Desde já te agradeço! Mariana

    ResponderExcluir
  4. Dr marcos Duarte boa noite. quero agradeçer por sua contribuição referente a um tema que apesar de "novo" em relação a proteção juridica, mas antigo em sua pratica.me formo este ano e meu tema de monografia se refere a alienação parental. gostaria de saber qual ou quais os pontos que o sr considera fundamental em relação a problemática da alienação parental que eu possa abordar.
    meu email: s_cristia@hotmail.com
    att,

    ResponderExcluir